top of page

Aula de Música Individual X Aula de Música em Grupo: o que é melhor? Qual escolher?

Quando se procura uma escola pra estudar música muitas vezes nossa primeira dúvida é: fazer aulas em grupo ou individuais??? O que é melhor afinal?


As aulas em grupo são na maioria dos casos mais baratas, mas a escolha não deveria se basear só nisso! Afinal estudar, aprender um instrumento ou mesmo canto não é uma “receita de bolo”, certinha, não existe um formato, (individual ou em grupo) que seje melhor ou pior, são na verdade experiências diferentes! E apesar de esse ser um assunto que divide opiniões entre alunos, professores e mesmo diretores de diversas escolas, a verdade é que os dois modelos – individual ou em grupo, trazem benefícios!


Em uma aula individual de música voce terá a atenção exclusiva de um professor, pode trabalhar um repertório (músicas) escolhidas por voce, que te agradem, e ainda aprimorar de forma muito mais eficiente as técnicas do seu instrumento. Já em uma aula em grupo o principal benefício é a troca de experiências e o convívio social.


Para se decidir qual o melhor para voce, leve em consideração as seguintes questões: com quem voce vai estudar? A escola ou o professor que voce escolheu pra te ensinar trabalha com um método? (esse método foi elaborado permitindo que se aplique as aulas tanto em grupo como as individuais?) A escola ou o professor que voce escolheu vão acompanhar o andamento do grupo e manter o nível do grupo, se voce escolher estudar em grupo? (ou seja, existe a preocupação em se corrigir erros individuais, para manter o nivel de aprendizado do grupo, etc?) Como voce se sente mais confortável? (afinal voce vai “errar” na frente de outras pessoas – é normal é errando que se aprende rs…, e vai expor que sabe mais ou menos, também vai expor algumas experiências e “gostos” musicais suas e vai ter de ouvir a dos outros, etc.)


É claro, se voce já for um músico intermediário-avançado com domínio do seu instrumento, as aulas individuais serão a sua escolha, porque ou voce provavelmente já tem pelo menos uma noção do que te falta aprender, e assim pode aprimorar a sua técnica, ou mesmo porque tendo a atenção total do professor pra as suas dificuldades voce com certeza irá evoluir num ritmo muito mais acelerado!


Outros casos em que o formato de aula individual são mais que válidos: é o do aluno iniciante “tímido” que pelo menos num primeiro momento não deseja se expor; ou mesmo o do intermediário (que já tem algum conhecimento musical), e “não quer perder tempo”; e ainda o do aluno que tem um “repertório personalizado”.


Já casos indicados para aulas em grupo são: quando se pretende estudar música como lazer ou para “fazer a social” (afinal se a sua intenção for conhecer gente, já comece na sala de aula rsrs… por que não?!) E também para crianças, uma vez que a interatividade na infância mais do que auxilia o aprendizado musical, torna o ambiente ainda mais lúdico e a atividade muito mais divertida.


Mas mesmo que voce opte por aulas individuais, por qualquer que seje o motivo; ter pelo menos uma experiência de aula de música em grupo é válido! Nem que seje uma aula de prática de conjunto ou de teoria musical ou LEM (Leitura e Escrita Musical)! Aproveite esses cursos complementares, quando oferecidos pela escola de música da sua preferência não só para conhecer mais pessoas interessadas em música (o que já é um grande incentivo), mas também pela troca de conhecimentos que pode te proporcionar!


A Musical Trade oferece os dois formatos de aulas de formação instrumental: em grupo e individuais! E Mais: fazendo qualquer curso voce ganha até mais 4! (Prática de Conjunto, Teoria, Set-up para guitarristas, baixistas e interessados e Canto Coral) Eles são em grupo, gratuítos e ocorrem periodicamente! Informe-se e Participe!


Abraços, Tudo de Bom e Muito SOM!!

Letícia Craveiro

-professora/guitarrista

Destaque
Últimos Posts
Arquivo
Tags
bottom of page